Qual a melhor metodologia de estudo ?

fev 11

Adotar a metodologia de estudo correta é o primeiro passo para quem deseja obter conhecimento e se preparar para concursos, ou outros tipos de provas igualmente importantes.

Várias pessoas reclamam que estudam bastante, mas não conseguem absorver as informações; pouco adianta, porém, ler e fazer atividades práticas por ininterruptas horas, sem adotar uma metodologia correta. Afinal, de que forma o estudo traz melhores resultados? Em casa, organizando grupos de estudo, ou matriculando-se num cursinho preparatório?

Não há uma fórmula de estudo correta que deve ser seguida para todos, da mesma maneira que não existe uma receita do sucesso universal, só aquelas encontradas nos incontáveis (e rentáveis) livros de autoajuda, que são, obviamente, questionáveis ou através do curso memória 360. Cada indivíduo absorve informações de maneira peculiar, alguns preferem ler, outros escrever, e tem aqueles que optam por estudar com outras pessoas.

Os cursinhos preparatórios

No caso de concursos para a área jurídica – são indicados àqueles que tem tempo disponibilizado para as aulas. A grande vantagem é que num curso você está em contato frequente com um profissional especializado no assunto, e pode trocar informações com os colegas de casa, além disso as matérias são ministradas de forma organizada, e concisa, proporcionado espaço no tempo para a abordagem de diversos assuntos.

Para aqueles que tem horários atribulados, compromissos em momentos diferentes do dia durante a semana, o mais indicado é estudar em casa. É importante, porém, reservar um local ideal para a absorção do conhecimento, um ambiente silencioso, bem iluminado e com cadeiras e mesas adequadas para a leitura e realização de exercícios. Quem faz cursinhos preparatórios deve aproveitar o ambiente acolhedor para revisar a matéria.

As vantagens de estudar em grupo também são grandes; discutir sobre determinado tempo aprimora a capacidade de memorização, e deixa o estudante mais preparado para uma prova oral, por exemplo. Mas é preciso ter cuidado com as distrações, e evitar conversas sobre outros assuntos. Em outras palavras, hora de estudar, é hora de estudar.

Veja alguns cursinhos: http://www.riovestibular.com.br/artigos/melhores-cursinhos-de-rj.html

Deu pra entender que há várias formas de estudar? Se você prestar um concurso com o desejo de se tornar umadvogado no Rio de Janeiro, pode se matricular num bom curso no Centro, em Copacabana, ou onde quer que seja. Estudar em casa ou com um grupo de amigos também é uma opção. Não há um método melhor que outro, o importante é ter dedicação.

Fonte: http://memorizacaorapida.info

Read More